A minha Abordagem
Terapia Cognitivo-comportamental integrativa
A terapia cognitivo-comportamental é uma das abordagens psicológicas existentes, que está baseada na teoria de que os pensamentos das pessoas influenciam as suas emoções e os seus comportamentos, numa relação bidirecional. Trabalha quer ao nível cognitivo (pensamentos), quer ao nível comportamental.
Aplicando num exemplo do contexto do dia a dia, imagine o seguinte cenário: uma senhora está na fila do supermercado, com bastantes pessoas à sua frente e tem o pensamento automático de “bem está demorado, posso aproveitar para relaxar um pouco”. Provavelmente a senhora sentir-se-á calma e o seu comportamento será de ler uma das revistas que encontra ou de conversar amigavelmente com quem passa. Por outro lado, se o pensamento automático desta senhora fosse algo como “este supermercado não é nada bom!” ou "deveriam ter mais caixas de pagamento abertas”, provavelmente sentir-se-ia irritada ou zangada e ter um comportamento de chamar o supervisor ou realizar queixas para as pessoas na fila. Com este exemplo prático conseguimos perceber como os nossos pensamentos influenciam aquilo que sentimos e aquilo que fazemos.
A terapia cognitivo-comportamental pode ser utilizada em crianças, adolescentes e adultos e tem uma importância elevada uma vez que é baseada em evidência científica e a investigação tem demonstrado ser eficaz para o tratamento de um amplo leque de condições psicológicas como por exemplo ansiedade, ataques de pânico, fobias, depressão, autoestima, perturbações do comportamento alimentar, problemas sexuais e relacionais, e entre outros problemas de saúde.
Equipa
This is your Team section. It's a great place to introduce your team and talk about what makes it special, such as your culture and work philosophy. Don't be afraid to illustrate personality and character to help users connect with your team.